O Boi-Bumbá Garanhão, por meio de seu presidente João Paulo, divulgou nesta segunda-feira (28) uma nota de esclarecimento sobre o envolvimento de seu pajé, Vítor Santos, em uma investigação policial. Na nota, o Garanhão informa que Vítor Santos foi conduzido pelas autoridades no dia 25 de abril para prestar depoimento, colaborou integralmente com a Justiça e, após fazê-lo, foi liberado e já se encontra em liberdade. A agremiação declarou que segue focada em sua missão de promover a cultura popular com responsabilidade e respeito, confiante no completo esclarecimento dos fatos.
O pajé Vítor Santos também se pronunciou por meio das redes sociais, dizendo que está colaborando com as autoridades até que o fato seja devidamente apurado.

A nota do Boi-Bumbá Garanhão vem após a divulgação da prisão de Vítor Teixeira dos Santos, pajé do Garanhão, no último sábado (26). Ele e um assessor parlamentar da Câmara Municipal de Manaus (CMM), identificado como Gabriel Ferreira Barbosa, foram detidos sob suspeita de furto qualificado à residência do vereador Rosinaldo Bual, do partido Agir. Gabriel Ferreira Barbosa é afilhado do vereador, conforme uma publicação do próprio parlamentar, em janeiro deste ano, mas que foi posteriormente apagada de suas redes sociais.

Segundo a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), quatro pessoas foram indiciadas pelo crime, que ocorreu na quinta-feira (24). São elas:

De acordo com o relatório da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), os suspeitos arrombaram a casa do vereador e subtraíram um cofre contendo uma quantia significativa em dinheiro, além de quatro armas de fogo. As investigações levaram à identificação dos envolvidos e do veículo utilizado na ação, culminando na confissão do crime por parte de todos os detidos. A polícia conseguiu recuperar R$ 130 mil, mas as armas ainda não foram localizadas. O caso segue sob investigação da DERFD. Informações adicionais não foram divulgadas para não comprometer o andamento das apurações.