O Amazonas, que historicamente teve baixa expressão nos bastidores do futebol brasileiro, agora conquista um espaço na CBF
Pela primeira vez na história, o Amazonas terá um representante na alta cúpula do futebol brasileiro. Nesta segunda-feira (24), o deputado estadual e presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha (PMB) foi um dos vice-presidentes eleitos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Ele assume após a reeleição de Ednaldo Rodrigues para mais cinco anos à frente da CBF. O pleito ocorreu na sede da entidade no Rio de Janeiro e contou com a formação da chapa “Por um Futebol Mais Inclusivo e Sem Discriminação de Qualquer Natureza”. Ele comanda a confederação desde 2021 e foi o único candidato, depois da desistência do ex-jogador e empresário Ronaldo Fenômeno no início do mês.
O Amazonas, que historicamente teve baixa expressão nos bastidores do futebol brasileiro, agora conquista um espaço na CBF. A nomeação de Rozenha como um dos oito vice-presidentes amplia a representação do Norte do país, um passo importante para o desenvolvimento do esporte na região.
Além de deputado estadual e presidente da FAF, Rozenha tem uma trajetória marcada pela gestão esportiva. O parlamentar é ex-presidente do Fast Clube, um dos clubes mais tradicionais do Amazonas.
Saiba quem é Rozenha
Ednailson Leite Rozenha, é um empresário, político e dirigente esportivo no estado do Amazonas. Ele nasceu em 15 de fevereiro de 1976, em Porto Velho, Rondônia.
Começou a trabalhar aos 14 anos, como picolezeiro. Aos 16, desembarcou em Manicoré, no Amazonas, com intuito de vender mercadorias no comércio local. Em 1996, mudou para Manaus para montar um pequeno depósito de miudezas na Rua Jonathas Pedrosa.
Rozenha também ingressou na política e, em 2012, foi eleito vereador de Manaus pelo PSDB, obtendo 6.687 votos. Em 2022, foi eleito deputado estadual do Amazonas pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB), recebendo 20.876 votos (1,06% dos votos válidos), sendo o 32º candidato mais votado do estado.