Radar Meteorológico de R$ 40 milhões não “serviu para nada”: mais uma vez, Manaus sofre com enchentes

Na noite de sábado (26) e durante a madrugada de domingo (27) Manaus reviveu mais uma noite de caos com a forte tempestade que atingiu a capital do Amazonas. Inúmeros bairros ficaram, mais uma vez, debaixo d’água. Segundo dados da Defesa Civil do Estado, apenas na capital choveu mais de 80 mm.

Avenidas como a Brasil, na Compensa, e os Franceses, ficaram totalmente submersas. Moradores e comerciantes, mais uma vez, foram prejudicados devido as enchentes. Até animais selvagens, como jacarés, foram vistos próximos das casas que estavam alagadas.

A situação em Manaus está tão complicada, que até em locais como Arena da Amazonia, as pessoas foram pegas de surpresa, ficando ilhadas devido a cheia da água nas ruas.

No bairro Compensa, uma moradora gravou toda a situação do local e cobrou um posicionamento da Prefeitura de Manaus.

“Prefeito olha a situação do meu bar, todo alagado, a situação da nossa Rua Prosperidade, porque a gente precisa de infraestrutura. A gente precisa de uma manutenção desse rip-rap. ‘Ah, a culpa é da população que joga lixo’ também, mas isso não é desculpa para não fazer nada prefeito”, disse a moradora revoltada.

Manaus vem sofrendo com enchentes desde o início deste ano e o prefeito insiste em colocar a culpa apenas na população. A falta de saneamento básico na capital do Amazonas é nítida. Qualquer chuva que atinge a cidade faz com que tudo vire um grande caos. Muitas famílias não dormem quando chove por medo de perder mais pertences para as enchentes.

RADAR METEOROLÓGICO QUE NÃO ‘SERVE PARA NADA’

Em março deste ano, David Almeida anunciou a aquisição de um radar meteorológico em tecnologia mexicana, afirmando que o sistema teria a capacidade de prever “tempestades com até três horas de antecedência”, todavia, isso claramente não funcionou.

O vereador Rodrigo Guedes (Progressistas), criticou a ausência de alertas e medidas que deveriam ser previstas pelo radar de R$ 40 milhões.

“Na semana passada o prefeito inaugurou ali com toda pompa e circunstância uma estação meteorológica, e teoricamente ela já deveria ter apresentado resultados. O índice pluviométrico permite previsões. Então, por que não funcionou? Para que serve essa estação?”, questionou o parlamentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *